GHEP - ISFG

Spanish and Portuguese-speaking Working Group of the International Society for Forensic Genetics

Sign in

Workshop 2, Salta 2024

Program | Prices | Register | Meeting | General Information

X-STR markers in kinship analysis

Nádia Pinto & Leonor Gusmão

4 JUN | 9h-18h


INTENDED AUDIENCE

Profissionais ou estudantes com interesse em aplicar conhecimentos de genética populacional a análises de parentesco genéticos usando microssatélites do cromossoma X e respetiva aplicação de ferramentas informáticas. São requeridos conhecimentos gerais ao nível da genética básica e populacional.


LEARNING OUTCOME

Capacidade para analisar e avaliar estatisticamente casos complexos de parentesco usando marcadores STR do cromossoma X.


SOFTWARE TOOLS

FamlinkX


MAXIMUM NUMBER OF PARTICIPANTS

50

 

WORKSHOP SUMMARY

Sabe-se que os marcadores do cromossoma X são capazes de fornecer informações poderosas para uma ampla gama de problemas de parentesco devido ao seu modo de transmissão haplodiplóide. Nestes incluem-se casos em que o alegado pai não está disponível para análise, como sejam os casos de meias irmãs ou avó paterna-neta, ou casos complexos de incesto. No entanto, o seu modo de transmissão haplodiplóide e a existência de marcadores herdados de forma não independente tornam a sua análise estatística e computacional muito mais complexa do que aquela que é geralmente necessária para os marcadores autossómicos. Neste workshop será apresentada uma visão geral sobre o número e tipo de marcadores disponíveis, bem como dos dados populacionais e de segregação e mutação existentes. Serão abordados os tópicos mais relevantes e emergentes na análise de marcadores do cromossoma X, tanto do ponto de vista teórico e formal como prático, através de implementação informática.


DETAILED PROGRAM

Available soon